DezMistificando

Um espaço de conversa onde o tema é o esoterismo. Há apenas uma regra, descomplicar o complicado! Sintam-se em casa e à-vontade, este espaço é Nosso!

Recebi um mail maravilhoso do qual retirei estas palavras. Não compreendi o seu significado e automaticamente pensei em colocar nas nossas tertúlias. Vamos ver o que poderemos aprender.

A melhor forma de despertar é deixando de questionar se as nossas acções incomodam quem dorme ao nosso lado.

Chamalú, índio Quechua

37 experiências partilhadas:

Na prática isso é mesmo muito delicado, pois refere-se a sermos nós mesmos não nos importando com o que os outros digam ou pensem de nós.
No entanto tbm não podemos esquecer uma regra de ouro: "nossa liberdade de ser e agir termina onde a do outro começa", ou seja, não podemos passar por cima do que outro tem direito de ser, em nome de sermos nós mesmos. abraço.

Oi Shin

Esta frase me fez lembrar de uma experiência que passei ontem em um grupo de gordinhas kkkk.

Assunto: evitando decepcionar o outro. Chegamos à conclusão que bonzinho "só leva" e que pessoas que não se colocam são muito chatas e desinteressantes...

Lembre-se que se tratava de um grupo de gordinhas que estão acostumadas a se exceder em tudo.

A Meri tem razão... o negocio é não passar nem cima do outro e nem de nós mesmos.

beijocas querida

Olá, Srª gerente e caros coleguinhas.
Bem, que frase potente.A minha primeira reacção foi de hesitação. Não percebi muito bem, e até a considerei um pouco "egocêntrica".
Depois fiquei a pensar sobre ela e penso que talvez faça sentido neste prisma:

Despertar pode ser sinónimo de crescimento espirutual; esse crescimento também surge no saber amar dando liberdade. Ora deixar de pensar se as minhas acções incomodam o outro pode não querer dizer que faço o que quero sem me preocupar, mas que sei amar respeitando os meus interesses e a liberdade de quem dorme a meu lado. Teremos atingido um patamar de elevação em que não há controlo, dependência, ciúme....
Não sei se o meu raciocínio está certo, mas esta frase fez-me lembrar um livro que li do Osho e que falava exactamente desta vertende do crescimento.(mas não quer dizer que eu os saiba colocar em prática diariamente...tento :) )
Beijocas

Shinita,

Isto é tão profundo que não sei se dou conta de me exprassar com clareza.

Eu acredito que o despertar é isso mesmo.

Quando cada parte de uma só Consciência compreende que o outro é apenas uma de suas múltiplas manifestações...
Quando compreende que o outro está alí, para lembrá-lo o que é Amar...
Quando compreende que ao Amar-se, simultaneamente Ama cada parte de suas múltiplas manifestações...
Não há mais motivo para a preocupação, porque as partes se unificaram. E respondem em Harmonia.

O início do despertar é a compreensão deste Caminho.
A conclusão, tornar-se o próprio Caminho.

Cada qual em seu próprio momento, todos nós trilhamos esta Jornada de Amor.

"Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

Querida Shin,

Antes de mais, parabéns pelo novo projecto! Ainda não tinha tido o privilégio de participar nele pela falta de disponibilidade mental que me tem assolado nas últimas semanas. Pouco depois de ler a frase que lançaste como tema de discussão, falei com uma amiga minha. Há uns meses envolveu-se numa suposta “amizade” com um homem comprometido, e há dias teve a… lucidez (chamemos-lhe assim) de dar um basta na situação, para se preservar de futuros dissabores. Congratulei-a pela decisão, inesperada nesta pessoa que quase sempre coloca o bem-estar dos outros acima do seu, assumindo uma postura subalterna de dependência nas relações afectivas em que se tem envolvido. “Boa!”, pensei eu, “está a evoluir, a aprender a valorizar-se mais.” Hoje, anunciou-me muito contente que tinha voltado atrás na sua decisão, que até tinha pedido desculpa ao outro pelo corte de relações… “Pedir desculpa porquê ?!?!”, perguntei eu já muito indignada (que este tipo de atitude perturba-me instantaneamente as fibras da fúria). “Pedi desculpa por tê-lo magoado com o meu 'corte'”.
Pois bem, aqui vai o que penso do assunto, Shin-Tau (hehehe, já deves ter adivinhado ;-): quem não se valoriza não é valorizado, quem não se ama não é amado. Tenho visto isto acontecer sistematicamente, observo-o nas pessoas que me são próximas e na minha própria vida. Algumas pessoas que convivem comigo frequentemente consideram-me egocêntrica, mas o facto é que quando estou bem e feliz, distribuo essa alegria pelas pessoas que amo. E, por alguma razão misteriosa, acabo por me deparar com as oportunidades mais extraordinárias… o que me leva a pensar que, apesar do rótulo de “egocêntrica”, devo estar a fazer alguma coisa bem feita, não? ;-)
Só uma última nota (que devia ter sido a primeira, porque foi a primeira ideia que me ocorreu quando li a frase), e que é a regra de vida que no meu “código” se sobrepõe a todas as outras: faças o que fizeres, tens de ser capaz de viver contigo própria. Daí que, em vez de questionarmos se as nossas acções incomodam quem dorme ao nosso lado, seria preferível questionar se as nossas acções incomodam a pessoa que vive dentro de nós.

Meri Pellens

obrigada meu doce por participares nesta tertúlia ;*

Também acho que é delicado, mas ainda não consigo dizer o porquê.
Todavia as tuas palavras já me começaram a ajudar a esclarecer ideias.

«não podemos passar por cima do que outro tem direito de ser, em nome de sermos nós mesmos». Então e temos direito de não sermos em nome do outro? Não acredito nisso, isto é, não faz o meu coração acelarar por se encher de luz.

Concordo que ninguém tem o direito de interferir na liberdade do outro ser, mas isso é uma faca de dois gumes, pois se eu não tenho o outro também não tem, logo, ninguém deve deixar de ser por causa do outro.

A verdade está em aceitar que não escolhemos ser assim ou assado pelo outro, mas porque nós quisemos agradar-lhe e o fizemos. As escolhas são sempre nossas, mesmo que pensemos que é por respeito ao outro, somos nós que decidimos e não o outro que nos impossibilita de chegar à liberdade.

Gostaria de esclarecer (pois sei que hoje posso estar um pouco mais "agressiva" os astros estão a dar-me umas energias que ainda não consegui controlar rkrkrkrk) esta é apenas a minha opinião, a minha visão pessoal sobre o que disseste, o que não quer dzer que eu não respeite as tuas palavras ou as tuas visões pessoais.

Desculpa o esclarecimento, não é por ti, é por mim, puro acto egoísta rkrkrkrkrkrk

Beijcoas

Sonia,

sei o que é ser gordinha e estar habituada a cometer excessos :)

Nas tuas palavras acrescentaste algo vital...e nem de nós mesmos. Aí está uma verdade importantíssima.

Não sei se ainda é uma influência religiosa ou não, mas ainda temos a tendência para ser mártir.

Não me levem a mal, eu adoro santos e vejo nas suas vidas grandes ensinamentos, são para mim Irmãos Mais Velhos. Mas compreendo que na altura em que Constantino andava a perseguir os católicos, era mais importante representares esse papal, hoje e dia não.

Acredito que vimos ao Plano mAnifestado para viver e sofre é um efeito colateral de má escolhas que tomamos ou de caminhos sinuosos que escolhemos, mas já não acredito nos mártires. Devemos viver a nossa vida primeiro e encontrarmo-nos, só depois teremos algo para dar ao outro.

Ui...hoje estou a alongar-me!

Beijocas Sonia

Marise,

ela é mesmo egocêntrica e tem de o ser.

Mais uma vez digo que creio que primeiro devemos estar sempre nós, fazer algo cotrariada apenas para agradar a alguém e o deixar feliz, é oferecer veneno à pessoa (energeticamente, claro!!!)

Obrigada meu doce pois foram as tuas palavras que me fizeram chegar à minha Verdade ;) eu explico.

Despertar, sim é um acto espiritual, só pode acontecer quando a minha atenção estiver focada em mim e não no outro que dorme ao meu lado. No dia em que me deixar de preocupar com os outros encontrarei em mim todas as preocupações necessárias para começar a conhecer este mundo imenso que há dentro de mim!

Será isto? rkrkrkrkrk
Quanto à tua partilha, tocaste em pontos fortíssimos. A liberdade na relação é vital, difícil de conseguir por estar associada a medos. Primeiro se dermos liberdade a pessoa pode fugir ou eu posso deixar de a amar. Há que enfrentá-los (os medos) e fazer as relações passarem por essa prova.

Claro que vais conseguindo, acho (permite-me a ousadia) que te focas no cenário grande e não estás a ver os pormenores. Vê as pequenas batalhas ganhas, mesmo se ainda não ganhaste a guerra. Isto que te digo, foi uma das coisas mais dificies pelas quais tive de passar, também eu só via o objectivo final e não o caminho percorrido até lá!

Coisa de gaja rkrkrkkrk Hoje estou a falar pelos cotovelos...

Bijocas

adriana

as tuas palavras estão carregadíssimas de amor, que beleza!!!

Adorei, bela visão de uma relação a dois! Para ler e ler e reler e reler...

Beijocas

Medusa (grande festa)

que alegria poder sentir a tua energia por estes lados, és uma mais valia para o projecto "descomplicar o místico".

Concordo plenamente e não acho que seja uma atitude egocêntrica. às vezes, a atitude mais egocêntrica chega a ser a mais altruísta. Também tenho provas de que assim é, por isso que seja uma verdade para mim.

Mas nestas coisas não há verdades únicas ;) a tua amiga está a ser verdadeira com ela própria, ou pelo menos, o melhor que está a conseguir, apesar de ir de encontro à tua visão da coisa.

Mais uma vez o importante é fazermos aquilo que nos deixa feliz, essa só pode ser a via. Se pensar primeiro no outro a deixa feliz, força, é a sua forma. Eu prefiro ser consciente de mim para oder estar com outro, mas aceito que haja pessoas que só no contacto com o outro se encontrem.
Faz sentido?

Bejcoas e mais uma vez Bem-vinda

Shin Tau, concordo com o que disse, pois o que eu quis dizer foi sobre que não devemos abusar da própria liberdade, mas daí já não seria mais liberdade, mas sim libertinagem. Contudo tem pessoas q não distiguem e cometem os crimes mais torpes que vemos por aí.
Agora, me identifiquei com a Medusa!!! rsrss Não são poucas vezes que tbm sou rotulada de egocêntrica e outras coisinhas mais, por ter minha opinião e optar por minhas convicções. Acredito que devemos ouvir e respeitar a opinião do outro (duas cabeças juntas pensam melhor), porém isso não significa que devamos concordar com tudo.
Bj, querida.

Olá Shinita, estou a gostar cada vez mais de vir aqui conversar nesta linda tertúlia.
A relação a dois é difícil de ser vivida, se cada um dos dois não for sincero consigo próprio.Por muito que custe ao outro eu tenho de ser fiel a mim própria, às minhas convicções e aí posso estar a ser egocêntrica, mas só assim é que eu aprendo a ser feliz e a amar-me a mim própria, para poder depois amar o outro que dorme ao meu lado.
Pelo menos estou a aprender a tentar fazer isso, lol.
Beijocas grandes e fofas.

Meri

duas cabeças ou mais ;) é essa a intenção.

Obrigada pelas tuas palavras de amor

Maria de Fátima,

nem mais, vamos pelos menos tentando, né?

Beijcoas grandes e muito fofas

Olá Shin Tau

Uma provocação muito interessante e bastante controversa.
Na minha opinião, tem tudo que ver com liberdade e nada com egoísmo.
O Amor(e estou a falar de todas as formas de amor) nunca incomoda.

Beijinho

O Viajante

Viajante :)))) (mais uma enorme festa)

já ansiava pela tua visita há algum tempo :)

Também acho que é controversa, por isso a escolha ;)

Bem vindo e volta sempre,a tua energia terra e experiente é sempre bem-vinda

Beijcoas

Até agora eis o que surgiu da tertúlia:

«Despertar na prática é mesmo muito delicado, pois refere-se a sermos nós mesmos não nos importando com o que os outros digam ou pensem de nós.
O negocio é não passar nem cima do outro e nem de nós mesmos.

Amar respeitando os meus interesses e a liberdade de quem dorme a meu lado. Teremos atingido um patamar de elevação em que não há controlo, dependência, ciúme....

Quando cada parte de uma só Consciência compreende que o outro é apenas uma de suas múltiplas manifestações...
O início do despertar é a compreensão deste Caminho.
A conclusão, tornar-se o próprio Caminho.

Daí que, em vez de questionarmos se as nossas acções incomodam quem dorme ao nosso lado, seria preferível questionar se as nossas acções incomodam a pessoa que vive dentro de nós.

No dia em que me deixar de preocupar com os outros encontrarei em mim todas as preocupações necessárias para começar a conhecer este mundo imenso que há dentro de mim!

Por muito que custe ao outro eu tenho de ser fiel a mim própria, às minhas convicções e aí posso estar a ser egocêntrica, mas só assim é que eu aprendo a ser feliz e a amar-me a mim própria, para poder depois amar o outro que dorme ao meu lado.

O Amor(e estou a falar de todas as formas de amor) nunca incomoda.»

Bela teia que tecemos até agora, não?

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia
com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem
forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer,
podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!



Shin Tau, se o nosso despertar, a nossa Luz, incomoda os outros... PACIÊNCIA! Temos que continuar a brilhar cada vez mais, por nós, por todos!

Bem hajas!
Beijos***de Fada a todos

Fada,

lindo conto! Muita reflexão importante a fazer através dele.

Obrigada e bem hajas tu!! Fada encantada

MAs que belas conclusões!!
Este tema tem sido um poço de reflexão.

Shin, que bom quando vemos que estamos a chegar lá. E não, não és ousada, tens é uma pontaria... hihi

***

Shin, eu ofereço a este blog um selo que simboliza a minha amizade.
Ele se encontra no link http://clubedoscharmosos.blogspot.com/2009/07/homenagem.html#links

beijocas

Marise

adorei o apoio ;)

Estamos todos lá, por vezes precisamos de um empurãozinho para avançar.

Sonia

obrigada minha querida é uma delicia receber o primeiro gesto de amizade aqui no DezMistificando.

Saba que por aqui a tua amizade é importante e que todos gostamos muito da tua energia ;)

Obrigada

Shin...que tema este :) Esta é a minha posição, foi aquilo que aprendi até este momento com a minha experiência de vida, pelo que a sua validade é relativa, até para mim, ok? :)
Aqui vai, em duas partes porque deu erro de estra muito grande lol acho que vou fazer um post com este comentário rsss
*************
O verdadeiro Despertar é para dentro e não para fora...só mergulhando bem fundo naquilo que somos, encontrando a nossa luz interior e fazendo a conexão com o nosso Eu Superior, a centelha divina que brilha no nosso amâgo, podemos então olhar para fora e ver o mundo que nos cerca mais claramente. E ver-mo-nos a nós mesmos e aos outros. Esta é a viagem da nossa vida, a viagem do auto-conhecimento, uma viagem em que não é o destino que interessa verdadeiramente mas sim o caminho e o que cada passo nos traz de novo. Crescemos fisicamente num mundo que nos rodeia de imposições, de conceitos de certo e errado, de limitações, que nos cerceia a vontade e tenta "domesticar" iludindo-nos com uma liberdade falsa...na verdade é uma prisão consentida e até necessária...ou não existiria :) Vamos crescendo e vamos limitando-nos em conformidade com o que nos rodeia...chamamos-lhe adaptação, conseções, whatever... mas o travo amargo que nos fica na boca e escondemos com um sorriso está lá...e por norma regressa e atinge-nos quando menos esperamos. Ao fazermos as coisas pelos outros, ao cedermos o que somos a tudo o que nos rodeia exteriormente, enredamos-nos numa teia de amarras e correntes que nos aprisionam a um drama constante de expectativas, desilusões, dor, perda, revolta, raiva, tristeza...uma construção para onde somos dirigidos pelo nosso Ego, não é?
Pensamos que somos nós próprios...mas seremos mesmo? Se nos despirmos das capas sobrepostas que fomos construindo ao longo das nossas experiências e outras que a sociedade nos foi oferecendo e nós aceitando, restará o quê? Será que aquilo que pensamos que somos realmente resistirá a uma análise profunda, imparcial, fria, e acertiva? E o que será que vamos encontrar? Nós mesmos...no fundo aquilo que as pessoas mais anseiam por conseguir e em simultaneo mais temem.

Parte II
Não é facil. Despertar implica enfrentar os nossos fantasmas, reconhecer os nossos monstros, olhar-mo-nos despidos de tudo a não ser aquilo que realmente somos, sem subterfugios, sem desculpas. Porque todos nós somos Luz, todos nós temos o nosso lado negro. E só trazendo a escuridão á superficie ela pode ser integrada na Luz e então ser Luz também.
E então podemos finalmente abrir os olhos, e exercer o nosso livre-arbítrio...podemos então escolher entre sermos actores principais no drama, ou afastar-mo-nos e assumirmos a postura de espectadores. O Desapego, a Humildade, o Perdão, a Força, a Compreensão, a Compaixão... a Mestria - só então poderão ser realmente exercidos...lê-se muito, procuramos incansavelmente, trilhamos várias linhas, vários caminhos, mas só efectuando esta inversão, só arriscando este derradeiro mergulho no desconhecido que somos nós mesmos, podemos então integrar os verdadeiros significados e aplicá-los naturalmente no nosso dia-a-dia...trata-se de despertar a nossa verdadeira natureza.
Essa confiança é a confiança inabalável em nós mesmos e na nossa missão - quer saibamos qual é ou não - que provém do conhecimento que não estamos sós nem nuca estaremos sós. Ao reconhecermos que somos verdadeiras extensões de Deus/ Universo/Pai/Mãe, aceitamos a responsabilidade e a dádiva de estarmos vivos, de desempenharmos aqui e agora o nosso papel, aceitamos que fazemos o melhor que podemos e sabemos em cada momento. A diferença, a grande diferença é a consciência. Só em consciência desperta podemos ser realmente livres e apreender ao máximo as aprendizagens que nos são oferecidas para ajudar o nosso crescimento.
Despertar é olharmos o Universo no brilho dos olhos de todos os seres que existem, é reconhecermos o divino em cada um e em nós, é maravilharmo-nos com o ar que respiramos e que nos liga energeticamente a todos os seres animados e inanimados...
Despertar é estar vivo conscientemente...é Amar incondicionalmente. A nós. Aos outros. Ao Universo.

Siala

que dizer!?! Uma partilha linda e sentida, vivida. Nada melhor do que a experiência de cada um mesmo.

Acho que as tuas palavras, não só por serem muitas ;), mas também por serem intensas, precisam de ser relidas.

Também sinto o despertar assim.

Beijcoas e muito obrigada por tal abertura

Olá a todos,

A pedido da Shin, venho aqui deixar um beijo dela e informar que está tudo a correr muito bem.
Vai voltar rápido.

Missão cumprida

p.s. foi um custo resitir a esta vontade de dizer mais coisas em nome dela...só para brincar, mas a fulana sabe artes mágicas e é melhor estar quieta

Bem, já que aqui estou vou dar a minha opinião.

Em primeiro lugar, não acredito que deixar de questionar o que quer que seja, conduza ao despertar.

Não nos deixarmos ficar presos às questões, talvez.
Encontrarmosa nossa resposta HONESTA para as mesmas, sem dúvida.

Esta frase sugere-me algum cuidado a interpreta-la.
A final, este será o despertar - escolhermos independentemete das escolhas de quem dorme a nosso lado.Mas com consciência.

Para isto, acho eu, que é preciso numa 1.ª etapa ou num 1.º despertar, agir com egoísmo como forma de libertação e depois ir aprendendo que as minhas acções quando investidas de puro amor por mim e por todos, nunca vão incomodar porque EU não quererei que isso aconteça.

Será essa a única escolha após o verdadeiro despertar.

É o que sinto em relação a isto, um dos estádios mais evoluídos de consciência será perceber que vou sempre querer o que o outro quer. Não é assim que o Pai faz connosco?
beijos

Shinita,
Você fez uma bela síntese!

Olá...e eu a pensar que já tinha deixado o meu comentário por aqui...ando mesmo desligado!
Bom espero vir a tempo...

Para mim o significado da frase foi muito nitido...
È essencial desapegar da opinião dos outros a respeito das nossas acções...
No entanto como já tanto foi referido, na prática é que está a dificuldade!

Mas acho que á medida que vamos reforçando a nossa identidade, esse desapego vem por acrescimo..porque vamos ganhando confiança nas nossas acções, apesar de podermos ouvir a opinião dos outros...a decisão derradeira tem de ser de acordo com o no Eu e não baseada no medo da critica!

Beijinhos para todos...vou ficar mais atenta a actividade por aqui, mas ando meio desligada (má fase)!

Manita

obrigada pela mensagem.

Quanto à tua partilha, creio que é muito acertada, pois cada frase que aqui é colocada, tem vários graus de consciência e depende dos nossos próprios.

Obrigada pelo despertar nesse sentido.

Bejocas

Adriana,

aprendi com a melhor ;)

Essencialma,

tenho pena que não venhas tantas vezes ou com tanta frequência, mas respeitamos o teu ritmo natural. Quando vens dás o teu melhor, não será assim melhor para todos?

Realmente tocaste num ponto importante odesapegarmo-nos dos outros. Talvez aí venha um despertar diferente para todos.


Beijcoas e desejo que te reforces

Olá vim a voar até aqui, sei eu lá bem de onde...

Gostei muito do teu blog e vou comentar este teu post que achei lindo.

Quando passarmos a olhar para dentro de nós, quando (re)encontrarmos a nossa essência mais pura, essência essa que é Amor e Luz, passaremos a agir com base nesse Amor que é Incondicional, envoltos em compreensão, aceitação, compaixão, respeito pelo outro. Passamos a ver o outro tal como nos vemos a nós... e não haverá lugar a questões que passem pelo facto das nossas acções poderem ou não incomodarem outro, porque elas, as acções, simplesmente não existirão.

Deixo-te beijinhos de Amor e Luz salpicados de Harmonia!

Como dizemos aqui no Brasil quando uma coisa é boa:
TEU ESPAÇO É DEZ!
Parabéns.

Angel of light

sê bem-vinda! Este espaço é para todos os que desejarem partilhar as suas experiências, conhecimentos e sabedoria!

Adorei a tua participação, serena, muito serena e cheia de entendimento!

Beijos grandes e volta sempre

b

obrigada! Este espaço é de todos, eu apenas sou a administradora!

BEijocas

Sobre o Espaço

É um Tempo que não é um tempo, num lugar que não é um lugar, num dia que não é um dia. Estamos no limiar entre os mundos, em frente ao véu dos Mistérios...
Atrevamo-nos a ultrapassá-lo! Em conjunto tudo é mais fácil!

Os Místicos Conversadores

Lugares Místicos

****