DezMistificando

Um espaço de conversa onde o tema é o esoterismo. Há apenas uma regra, descomplicar o complicado! Sintam-se em casa e à-vontade, este espaço é Nosso!

A experiência do Amor foi única e divina, creio que o debate abriu as portas para que saissem de nós palavras repletas de energia positiva e, por isso mesmo, esta semana trago uma proposta diferente...

Dei por mim a pensar na auto-ajuda e em como cada vez mais um livro sobre o poder do pensamento positivo se encontra ao alcance de qualquer um. Então porque haverá ainda tanta gente a viver na tristeza e na dor profunda de emoções deturpadas? Porque haverá uns que conseguem e outros não?


Será a auto-ajuda e o pensamento positivo suficiente e remédio para todo o mal? Partilhem as vossas experiências sobre o tema e, claro, podem rumar para onde quiserem!
Até já!

51 experiências partilhadas:

Gerente,

Belo tema. Belíssimo e oportuno tema.

Porque não basta ler livros de auto-ajuda e pensamento positivo.

Que importa ler algo positivo, se no minuto seguinte a pessoa 'embrulha-se' nas suas questões de sempre.

Depois volto. =)

Mas que tema. Dá pano para mantas (sim, mantinhas longas e fofinhas)).

Já li alguns livros de auto-ajuda e acho que alguns são bastante interessantes. Agora o ponto que o António frisou é muito pertinente. De nada adiantam se não conseguirmos interiorizar certas coisas dentro de nós; se ao pousarmos o livro esquecemos tudo o que se leu e que tanto sentido fazia.

MAs também acho que por vezes, precisamos de ajuda para colocar essas ideias em ordem. É um trabalho duro e demorado.

Há demasiada gente triste apesar das ferramentas disponíveis? Há, sem dúvida! Pois também há demasiadas pessoas "fechadas" a determinados conceitos; pessoas que acham que palavras como "psicologia", "espiritualidade"astrologia"... são uma espécie de tabu.

A ignorância face a nós próprios, leva-nos ao sofrimento constante.

***

Por que existem pessoas que alcançam a Alegria?

"Estamos no limiar entre os mundos, em frente ao véu dos Mistérios...
Atrevamo-nos a ultrapassá-lo!
Em conjunto tudo é mais fácil!"

Um dia ouvi que a dúvida, é o maior inimigo, o verdadeiro Satan: agasalhamos na mente o inimigo que tem o poder de nos desconectar do divino. Achei fantástico!

Fada , Marise eu coloquei mais informações sobre o livro no forum anterior.

beijocas

Adriana,
Todos juntos! ;)

Obrigada Sonia, vou consultar.

Beijocas

Shin do meu coração,

Para nos auto-ajudarmos, em primeiro lugar, temos de reconhecer que precisamos de ajuda...

Penso que alguns conseguem e outros não, precisamente porque esses "alguns" ainda se viram para os outros achando-os "culpados" dos males que sofrem; enquanto que os "outros" já perceberam que tudo começa e acaba em nós, só em nós. Que antes de mudarmos o que quer que seja que nos causa dor ou vazio, temos de nos mudar ou a nossa posição diante das coisas.

Também acontece sabermos que não estamos bem, por responsabilidade nossa, e não conseguirmos ver para lá das paredes do buraco que cavámos. Acontece. Acredito que há feridas tão profundas, outras tão antigas, que apenas com ajuda lá vamos. Seja auto-ajuda,seja ajuda exterior.
Mas terá sempre, sempre de haver vontade de aceitar essa ajuda.Mesmo que nos diga para fazermos coisas muito dificeis de fazer, como mudar a nossa vida...
É aqui que acaba a auto-ajuda e começa a auto-piedade...da qual alguns nunca saem, nem querem realmente sair...

bejitos

Quando lancei este tema foi em parte por achar que o pensamento positivo não é resposta para todas as pessoas e que desta forma devemos ter mais cuidado quando o aconselhamos. Da forma sábia que a IdoMind me disse: "Há vários remédios na farmácia, e nem todos funcionam da mesma forma em pessoas diferentes"

Acho que esta onda generalizada de que o pensamento positivo e acreditar nas coisas é solução para todos os males, pode provocar danos graves nas pessoas, pelo menos naquelas que ainda não descobriram no que elas pensam e como funciona o seu mental.

Já ouvi as vossas opiniões e delas ressalta a questão de O Primeiro passo é a nossa vontade!
Concordo!

Mais uma tertúlia que me cheira muito produtiva. Vamos descomplicar esta coisa!!!

Como se lembram, há uns tempos foi publicado o livro 'The Secret', que rapidamente se transformou num bestseller planetário. Só em Portugal vendeu quase 1 milhão de exemplares! Num país tão pequeno como o nosso. Depois veio o filme.

Vem isto a propósito dos livros de auto-ajuda e pensamento positivo.

As pessoas ficaram numa ansiedade terrível. O que eu ouvi durante uns meses. Era só o 'The Secret'.

Conheço muitas, mas muitas pessoas que estavam absolutamente fascinadas com a ideia de resolverem as suas questões usando a metodologia assinalada no livro.

Não conheço ninguém que tenha conseguido resultados positivos. Ninguém ficou rico, ninguém comprou a casa de sonho, ninguém arranjou marido ou namorado/a, ninguém... nada de nada.

Bom, o autor do livro ficou riquíssimo e com mérito.

A desilusão que se instalou a seguir foi incrível.

Foi um grave dano ao potencial das pessoas.

O pensamento positivo funciona pois faz parte das Leis Naturais deste planeta que tem gravidade.

Se alguém emite um pensamento positivo ele vai, vai, vai, alarga-se em círculo e retorna, tal e qual como quando atiramos uma pedra no mar calmo.

Tudo o que ecoa, retorna ao ponto de partida.

A esta energia do pensamento (nós é que acrescentamos a palavra 'positivo') pode dar-se o nome de 'forma-pensamento' ou, se quiserem, de forma mais tecnicista, de 'egrégora'.

Faz parte das leis dos planetas com gravidade densa como o nosso.

Nesse sentido, temos que perceber que conseguimos muitos pequenos milagres na nossa vida, só de emitirmos repetitivamente o 'mesmo' pensamento. Sempre o mesmo.

Aproveito para dar um exemplo comum: um bebé que ainda não fale, chora quando tem fome. E chora e chora. Ele sente que tem fome e reclama. Está a libertar uma forma-pensamento para o éter. A mãe dá-lhe de comer e ele pára de necessitar isso. Houve o retorno.

Este exemplo é muito básico, mas aplica-se a todos nós.

Outro exemplo recente e que ouvi da boca do Cristiano Ronaldo na sua apresentação ao Real Madrid: «Desde niño que mi suño era estar en el Real Madrid». Era o pensamento positivo dele, ou co-criação, como queiram. Conseguiu. Nem sequer é uma questão de ego. Até podemos debater esta questão, se quisere,.

Já o ano passado ele falava nisso de ir para o real Madrid.

Só que não era o momento dele. Foi este ano. O universo confabulou para criar as condições adequadas, curiosamente, todas alheias a ele próprio.

Nesse sentido, nós todos os dias vivemos os nossos pequenos milagres do pensamento positivo. Todos nós. Apenas não ligamos porque são as pequenas coisas do dia-a-dia.

Quando começamos com a 'auto-ajuda e pensamento positivo' a nossa tendência é começar por objectivos bem maiores.

Há outras questões a ter em conta nestes assuntos:

1) persistência - como quando o bébe não se cala enquanto não lhe dão de comer, ou o caso do Ronaldo, que levou anos a pensar no mesmo.

2) saber esperar o momento - nunca é quando nós queremos, porque a vida tem planos para nós.

Assim, desistimos facilmente se as coisas não se realizam imediatamente.

Ao introduzirmos uma nota divergente no pensamento positivo, este transforma-se em outra coisa.

No universo a forma transforma-se sempre.

falei demais.

Olá a todos,

Isso Shin Tau! DESCOMPLICAR!!! Gostei!

Creio que seja porque infelizmente o ACREDITAR, QUERER e AGIR..........ainda "caminham" muito separadamente uma das outras.......

Beijos a todos.

"Será a auto-ajuda e o pensamento positivo suficiente e remédio para todo o mal?"

Não desvalorizando o papel da Auto-ajuda e o pensamento positivo, assim de repente, não me parece suficiente...talvez combinada com preserverança, pois o nosso caminho é único e muitas são as escolhas que temos de fazer. Estas, por sua vez, são geradoras de mudanças e colocam à prova a nossa capacidade de aceitação, de adaptação, entre outras...

Na minha opinião, a Auto-ajuda e o pensamento positivo funcionam como a ignição da mudança, o virar do motor potencia a transformação. Permitindo abrir as portas do nosso ser ao Mundo que o rodeia, conhecer outros e ascender, ou não...

Por que será que estamos todos aqui a “descomplicar”?

“The big wheel keeps on turning
On a simple line, day by day.
The earth spins on its axis.
One man struggle while another relaxes”
Massive Attack; Blue Lines:Hymn Of The Big Wheel.
http://www.youtube.com/watch?v=M8JcM_FPfRo

Abreijinhos to all!

Adoro essa música do Massive Attack. Gente eu acho tudo válido. Até mesmo essa febre do THE SECRET, achei válida. Estamos ainda a engatinhar no quesito "eu crio minha realidade", mas pelo menos agora se fala mais nisso.

Mas uma coisa importantíssima ficou faltando nesse tal The Secret americanóide: é preciso estar consciente do trabalho a ser realizado, da missão de vida. É preciso querer o bem de todos em nossos projetos. Ideais egoístas ou desconectados com a vontade de nosso EU Superior não encontrarão eco no Universo (a não ser com as entidades menos elevadas).

Por isso é tão importante a busca pelo autoconhecimento e pela expansão da consciência. Isso é muito mais do que a mera febre da "auto-ajuda"

Enfim, as informações estão hoje à disposição de todos. Basta ir atrás e deixar as portas sempre abertas. Falei demais?

Marise Catrine

Aposto que este vai bater o record das mantas do DezMistificando?

Adriana

Um resumo da verdade!;)


Sónia Beth

Sempre gostei desta frase que aprendi com um amigo, cá vai “Há que alcatifar o medo para evitar o susto”.

IDOMIND

A doutora não brinca.

Se continua a escrever tão bem aínda faz com que me apaixone por si.


Shin

Não vejo a hora de te poder dar um ABRAÇO.
I Love you


António,

Sem dúvida que quando fala os outros reflectem o eco de quem o está a ouvir atentamente.

Abraço

Isa Grou

Resumo da verdade2!;)

Olá a todos eu tenho sempre dúvidas na minha vida.Mas são essas dúvidas que fazem com que eu tente sempre resolvê-las da melhor maneira possível para conseguir avançar mais um pouco em frente.E tento sempre aprender com os exemplos das outras pessoas que me rodeiam.Beijocas grandes e fofas a todos.

António,

nem mais! E nunca fala de mais, sempre sabe a pouco :)

O Segredo é um dos bons exemplos, pois quase se tornou no "fast food espiritual" (sem qualque conotação negativa), come-se e rapidamente se tem vontade de comer mais pois não se fica satisfeito.
Acho que pensar positivo é uma forma de vida e não um remédio que se use em determinada altura, como se mostra e muito bem o caso do Ronaldo.

Lindas palavras

Isa,

este tema é também à tua medida, acho que se há pessoa que sabe o poder de pensar positivo és tu ;)

Mas se tivesses uma auto estima mais fragilizada, será que funcionaria?

Le_Moon

excelente escolha de música ;)

Também és daquelas pessoas que sabe usar o seu dom de co-criar, tens uma capacidade incrível em fazer as coisas acontecerem por simplesmente pensar nelas. Mas mais uma vez pergunto e nos dias em que não acreditas tanto em ti, consegues fazê-lo na mesma?

bejufas

Marcelo,

aqui não há falar de mais rkrkrkrkrk só de menos rkrkrkrkrk

Compreendo e concordo, no mei da febre do segredo, muita gente acordou e só por isso valeu a pena, mas aí está um dos problemas, as pessoas não aprenderam a "ética" do pedido e nem sabem pensar que há coisas que elas desejam que não podem ter. Como uma pessoa querida me costuma dizer: Tem cuidado com o que pedes, pode acontecer mesmo!

É nesse sentido que a febre do segredo também se tornou perigosa! Para onde vai essa energia que foi iniciada e não concretizada?

Maria de Fátima

assim é sempre, com consciência de que estamos a fazer o melhor que conseguimos no momento. Mas isso só acontece quando temos uma auto estima resolvida!

Bejitos

Deixo-vos esta história para reflectir, já não sei onde a li. Em especial para a Marise, depois da tua partilha aqui, recordaste-me esta história ;)

«Numa aldeia de agricultores não chovia há muito tempo e as pessoas começaram a temer pelas suas culturas. Foram ter com o padre e pediram ajuda para pedir a Deus que chovesse.
O padre mando-os rezar todas as noites um terço e acreditar que choveria.

Passou-se uma semana e nada. No domingo foram falar com o padre. Reclamavam que haviam rezado e contudo não chovera. O padre responde-lhes que não haviam rezado com fé, que não acreditavam que Deus iria ouvir as suas preces.

Os agricultores negaram tais acusações. Mas o padre contrapunha e os agricultores insistiam.

Então o padre diz-lhes que eles não acreditam e que lhes pode provar, « Todos acreditam que via chover, mas nenhum saira de casa com o chapéu de chuva.»

E esta hein?

Querida Shin Tau!

Tema bem jeitoso. Andas a beber o teu Chocokid... :-)

Comigo a "auto-ajuda" tem funcionado porque eu sou muito "auto" no geral. Mas houve um grande momento "auto" na minha vida - quando o António me disse que eu podia e devia fazer "auto" regressão com o meu Eu Superior - eu pensei que o António estava a ver outras coisas que não estavam no meu mapa... Esse urso mágico! :-)

Não foi um livro que me disse que eu podia, ou que eu devia fazer... Foi uma pessoa! Foi um livro vivo!

Os livros, por muito bons que sejam, não valerão de nada se a mensagem não entrar no coração.

Nunca li o Segredo, mas dei a 2 pessoas. Achei que seria uma boa introdução a uma outra maneira de ver as coisas. Acho que não fez diferença nenhuma.

Outra coisa: há pessoas, bastantes que evitam as prateleiras de livros de "auto-ajuda" principalmente se lá estiver alguma placa com este nome. por mim mudava-se o nome da placa para "ferramentas", "trabalhos de casa"...

Os livros de "auto-ajuda" são como os livros de cozinha - se só os lermos nunca chegaremos a comer! É preciso ler as receitas, com atenção, sentir-se se aquela receita vai ser boa para nós, depois reunir todo o material necessário, ter gás ou energia eléctrica, cabecinha para concretizar a receita com todos os passos e depois ter fome para comer. Também há pessoas que experimentam receitas e começam a pôr um bocadinho de si de cada vez que cozinham... Assim os livros de cozinha são um motor! E nós teremos que fazer o resto!


Sonia, obrigada pelas informações do livro! Já fui ao site da autora - é linda! :-)


E agora vou pra dentro.
Voltarei!

Beijos***deFada a todos!

Bela história Shin Tau,

Pois acredito que ter Fé (Crer) e Confiança na própria vida é o que está faltando nos dias de hoje...

Respondendo a sua pergunta:
"Mas se tivesses uma auto estima mais fragilizada, será que funcionaria?"
Não saberia te responder, porque "Graças a Deus", desde o início eu "investi pesado" no autoconhecimento.... e optar por isso foi a melhor escolha que eu podia ter feito, viu!
Por isso sempre que possível enfatizo (de alguma forma) "a importância do AUTOCONHECIMENTO" nos meus posts.

Tem esta frase ótima de Deepak Chopra:
"Quando você descobre sua natureza essencial, quando sabe que realmente é, encontra toda a sua potencialidade. É no conhecer-se que reside a capacidade de realização de todos os sonhos, porque você mesmo representa a possibilidade eterna, a imensurável potencialidade de tudo o que foi e poderá vir a ser..."

Beijos.

Shinita,

Não é que a história faz todo o sentido?! A fé com a orientação certa, move montanhas.

António,

As tuas palavras seriam um belo final a anexar a qualquer livro de auto-ajuda.

Li o Segredo mas concordo com a nossa auto-Fada. Será mais uma introdução, um despertar de consciência. Mas lá está! Só resultará se a pessoa realmente estiver desperta e quiser aprofundar determinados conceitos.
Mas também conheço muita gente que achou que ficaria rica só de ler o Segredo. O egoísmo e a ganância no seu melhor.

Le_Moon,

Mau, mau que eu é que ainda me vou apaixonar por tanta lucidez de espírito (ou já estarei desde que conheço o teu blogue). Temos um triângulo amoroso. hihihihihihihi

Isa,

obrigada pela tua experiência, é isso mesmo! O importante é o AutoConhecimento e depois tudo o resto são mudanças que nos impulsinonam noutras direcções :)

Bejufas fofinhas

Marise

;)

Fada,

é ai mesmo onde quero chegar! O Auto é importante para primeiro passo, mas há coisas que só conseguiremos com a direcção de alguém, mas mais uma vez só o faremos se quisermos, se tivermos essa verdadeira vontade de quebrar as barreiras.

Kiss Kiss

Olá Shinita a minha auto estima já esteve lá bem em baixo.Mas graças a Deus e a mim própria e aos meus queridos amigos reais e virtuais eu aos poucos vou melhorando a minha maneira de pensar e agir e por isso mesmo a minha auto estima começa a vir para o andar de cima, lol.Eu penso que tudo tem a ver com a nossa maneira de ver as coisas, temos de pensar sempre positivo.Se pensarmos negativo só vamos atrair coisas más e negativas.Beijocas.

Abrem-se as aspas para descomplicar a auto-ajuda-me:

(...) Não basta ler livros de auto-ajuda e pensamento positivo.
Que importa ler algo positivo, se no minuto seguinte a pessoa 'embrulha-se' nas suas questões de sempre.

A ignorância face a nós próprios, leva-nos ao sofrimento constante.

Um dia ouvi que a dúvida, é o maior inimigo, o verdadeiro Satan: agasalhamos na mente o inimigo que tem o poder de nos desconectar do divino.

Para nos auto-ajudarmos, em primeiro lugar, temos de reconhecer que precisamos de ajuda...
Penso que alguns conseguem e outros não, precisamente porque esses "alguns" ainda se viram para os outros achando-os "culpados" dos males que sofrem; enquanto que os "outros" já perceberam que tudo começa e acaba em nós, só em nós.

O Primeiro passo é a nossa vontade!

Nesse sentido, nós todos os dias vivemos os nossos pequenos milagres do pensamento positivo. Todos nós. Apenas não ligamos porque são as pequenas coisas do dia-a-dia. (...)Ao introduzirmos uma nota divergente no pensamento positivo, este transforma-se em outra coisa.
No universo a forma transforma-se sempre.

Creio que seja porque infelizmente o ACREDITAR, QUERER e AGIR..........ainda "caminham" muito separadamente uma das outras.......

Na minha opinião, a Auto-ajuda e o pensamento positivo funcionam como a ignição da mudança, o virar do motor potencia a transformação. Permitindo abrir as portas do nosso ser ao Mundo que o rodeia, conhecer outros e ascender, ou não...

(...)é preciso estar consciente do trabalho a ser realizado, da missão de vida. É preciso querer o bem de todos em nossos projetos. Ideais egoístas ou desconectados com a vontade de nosso EU Superior não encontrarão eco no Universo (a não ser com as entidades menos elevadas).

Acho que pensar positivo é uma forma de vida e não um remédio que se use em determinada altura...

Eu penso que tudo tem a ver com a nossa maneira de ver as coisas, temos de pensar sempre positivo.

Os livros de "auto-ajuda" são como os livros de cozinha - se só os lermos nunca chegaremos a comer!"

Para Le Moon


Sónia Beth

Sempre gostei desta frase que aprendi com um amigo, cá vai “Há que alcatifar o medo para evitar o susto”.


Le Moon esta frase em portugues brasileiro, significa o que?

beijocas

Na minha opinião, cada um tem a sua altura...o momento em que desperta.
Algumas pessoas continuam resistentes, a pensar que é suposto a vida delas ser assim, que têm de ter força!
Força esta que não tem nada a ver com consciência ou entendimento do porquê a vida ter de ser assim....mas uma força de contrariar os acontecimentos!
Penso que dentro dessas pessoas ainda não começaram a crescer as perguntas...logo ainda não precisam das respostas....

Mas o universo é perfeito, e qd for a altura...a informação necessária chegará ás mãos!

Adriana,

Essa dos livros de culinária... hihihi. É mesmo assim. Há que ler, desejar, interiorizar e colocar em prática.
Mas se não despertar a vontade de provar as saborosas receitas... nada há a fazer a não ser arrumar o livro na prateleira.
Contudo, volto a frisar que acho que tudo isto é um trabalho delicado e morosa. Falo por mim. Estou muito desperta para tudo o que me rodeia e faz parte de mim, quero ser uma pessoa melhor, mas nem sempre consigo ser a melhor conselheira para mim própria.
Resta-me a vontade e a persistência.

Beijocas

Bom trabalho, o da Adriana. Que paciência e que vontade! Gostei.

Adriana,

já começaste a fazer a síntese ;) linda!

Sonia,

alcatifar significa pôr alcatifa, é um tipo de chão que se usava em Portugal, era fofo como se houvesse um tapete que ocupasse todo o chão. Alcatifar o medo é torná-lo mais suave para esvitar o susto.
Mas o Le_Moon explicará melhor depois!

Essencialma,

concordo que todos temos a nosa hora de acordar, mas não creio que isso tenha a ver com o surgimento das perguntas. Há muita gente que acorda por necessidade para resolver problemas da vida. Compreendes?

Marise,

aí esta!!! Eis a questão por trás de toda esta tertúlia e que a Fada já completou. Há alturas em que por mais auto que já sejas precisas de um auto exterior para te orientar!!!

Pelo menos é isso que sinto, que por muito que se leia e até por muito colocar em prática, há dúvidas, há incoerências que na altura nos parece retrocessos, e para nos ajudar há um Mestre. Alguns temos a sorte de encontrá-lo nas meditações e seguimos as suas orientações, mas outtros precisam de o encontrar fora, não acham??

Bejufas e nãosei se estarei por aqui no fim-de-semana, estou sem net!!!

Pois é querida Shin!

Um toquezinho de fora pode fazer toda a diferença...

Por isso é que há Mestres! Pacientes, cheios de Amor e sabedoria aguardando por nós, pelo nosso despertar...

E quando não despertamos... levamos um tautau da vida! :-)


Beijos***deFada a todos!
Voltarei!

Olá Shin

Todos somos diferentes, há quem tenha um grande iniciativa, há quem não tenha nenhuma e precise de estímulos externos. Há quem goste de ler e quem não tenha paciência. No fundo somos todos diferentes e actuamos de maneira diferente. Pessoalmente poucos livros de auto-ajuda me disseram algo, mas a verdade é que não li muitos, porque não me "chamam", não acredito que essa é a via que me serve e qual é? A astrologia é.

Mas pode dar para os dois lados, pois também pode me levar para baixo em vez de me por para cima, mas sobretudo dá-me explicações.

Desde sempre tive problemas de auto-estima, por diversas razões. Mas quando alguém me sugeriu Louise Hay, eu não passei de um terço do livro. E não sou eu que estou certa ou errada, mas a realidade é que não funciona comigo, porque todos somos diferentes. O método de dizer n vezes em frente a um espelho qualquer coisa que eu não acredito não me faz acreditar, faz-me sentir estúpida, pois no final, estou na mesma e sinto que perdi tempo.

Haverá sempre gente a viver na tristeza e na dor profunda, mas acredito que, assim como a felicidade é vivida por períodos, o que temos é que procurar o equilíbrio e aí a nossa busca interior o auto-conhecimento pode levar à auto-ajuda. A Astrologia é a minha praia. Quando estou de tal forma que não consigo erguer-me sozinha, nada como um bom psicólogo, para voltar aos carris.

Ainda há pessoas que têm vergonha de ir a um psicólogo, ainda há pessoas que têm medo da astrologia e ainda há pessoas que não se conhecem a si mesmo e não procuram uma forma de se conhecerem. Porquê? por comodismo e por medo.

Beijinhos

Eu creio que é momento de deixarmos de ser “crianças ingênuas” para nos tornarmos “adultos inocentes”.
A razão nos sustenta.
E é isto mesmo que ela faz... apenas nos sustenta.
O coração nos compreende. E compreende amorosamente.

Eu vejo surgir com uma força considerável pelo mundo afora, a concepção de “redes”.
O que esta concepção traz de novo?
Primeiramente, um passo além da forma piramidal de gestão do coletivo.
Depois e, quem sabe o mais importante, uma sinergia quântica.
Na organização em rede, o poder não se concentra em cima, nem se distribui verticalmente. Sequer se distribui horizontalmente porque está e passa por todos simultaneamente. Por isso é quântico.
Que relação as redes possuem com o tema aqui proposto?
Ninguém nos pede mais do que podemos oferecer.
Nós estamos sendo convidados à Coragem.
Coragem nada mais é do que a ação do coração.
E não exige inteligência, muito menos erudição.


Em uma rede, ninguém tem razão.
Todos temos coração...
Aprendemos ao ensinar... e vice-versa, vice-versa, vice-versa.
É auto-ajudo-nos.
Não é preciso temer a Coragem.
Só é preciso tê-la para viver em rede.
E ninguém nos pede mais do que podemos oferecer...
Obrigada!
-_-

Shinita? Loool!! Ando mesmo por fora :)! Acabei por não participar no debate sobre o Amor... francamente, o tema já assusta só por si e quando vi 111 comentários, fiquei mesmo branca da cabeça aos pés. Mas hoje participo neste.

A auto-ajuda, pois... como já foi dito, não basta só ler os livros. Há quem diga "não basta comprar livros para os ter na prateleira" mas lê-los e não aprender nada *de facto* é praticamente a mesma coisa. Os livros de auto-ajuda são populares, toda a gente os compra mas o quadro mental é de que aqueles métodos "são fáceis". Aqui a porca torce o rabo - nada que valha a pena é fácil. Aprender e crescer dá trabalho. É preciso disciplina e saber insistir até ter resultados. Ora, conheço tanta gente que acha que as soluções têm de vir em forma de comprimido, fácil de engolir.

Gostei da história do guarda-chuva, também é um bocado por aí. A maior parte dos obstáculos que nos aparecem pela frente são criados por nós mesmos e, quando as soluções aparecem, também é graças ao nosso esforço. Tudo na vida é ponto de vista. Quando se papa um livro de auto-ajuda à espera que a leitura seja em si mesma uma espécie de remédio, é natural que depois não apareçam resultados.

Muitas vezes as pessoas nem sabem o que querem... pensam que sabem! Por exemplo, alguém que quer arranjar um emprego mas, no fundo, quer mesmo é ficar na cama de manhã, naturalmente vai ter muita dificuldade em conseguir trabalho. Ou uma pessoa que quer recuperar a saúde mas, no fundo, quer mesmo é continuar a ser apaparicada pela família. Ou ainda, alguém que quer arranjar um namorado mas, no fundo, quer mesmo é escapar ao seu vazio interior...

Já dizia o outro: "conhece-te a ti mesmo".

Samsara,

compreendo perfeitamente o que dizes. A tua história sobre a auto-ajuda e como isso não funionava, em parte pela tua auto estima estar em baixo, ajudou-me a compreender melhor ainda o que já suspeitava.

Quando temos a auto estima em baixa e nos colocamos a dizer frases que não estão de acordo com aquilo que somos capazes de fazer, só estamos a piorar a situação.

Para se usar o pensamento positivo, há que fazer um trabalho paulativo, metódico e focado em nós e nas nossas qualidades, como muitos já aqui o disseram.

Obrigada pela tua partilha, foi muito importante para mim ;) e creio que para os outros também :D

Adriana,

mais um belo texto que nos ofereces :) senti-o a entrar no mue coração!!!

Assim é!

Ariadne,

o outro tema teve de facto muita participação, é assim o Amor rkrkkrrk

Obrigada pelas tuas palavras sempre muito sábias também!

Sei bem o que dizes quando muitas vezes não sabemos o que queremos! Foi preciso ir a um encontro de luas para eu saber qual era A minha Necessidade! Foi preciso outra pessoa dizê-lo e mesmo assim não foi fácil de aceitar. Contudo, hoje está aceite e consciente!
Por isso, sei bem como é difícil por vezes de encontrar o caminho sozinha, mas quando damos o passo...tudo se encaixa!

Beijocas

Olá A todos!
Creio que é do conhecimento de todos que estou de mudança de residência...mas, entre caixas de papelão e papel bolha, sempre sobra um tempinho para dar uma opinião.
Li com atenção todos os comentários e me parece que em todos existe uma lição a ser considerada. Só senti falta dessa consideração- para se ter algo positivo na vida o fundamental é SER POSITIVO em tempo integral!
Beijos
Astrid Annabelle

Este comentário foi removido pelo autor.

Joseph Murphy
Dale Carnegie
Napoleon Hill
Norman Vincent Peale
M.R. Kopmeyer
Frank S. Caprio
Lauro Trevisan
T. Harv Eker
John Demartini

São todos autores de livros de pensamento positivo. Tenho os seus livros na minha estante. E li-os todos. Todinhos...!

Também tenho o "The Secret". - Não li, nem tenho interesse em fazê-lo.

Acho que quem leu esta lista de autores está dispensado de ler o "Segredo". Até arrisco dizer, mesmo sem o ter lido, que o "Segredo" é a descoberta da pólvora depois da guerra, um resumo "modernaço" de tudo o que já li.

Já me arreliava o grande alarido que as pessoas faziam acerca deste livro, como se fosse a descoberta da cura para o cancro.

Felizmente, a febre já passou.
Agora, encontra-se por aí temas como "O Segredo do Segredo". Bah!

Agora, outra questão: se o pensamento positivo funciona?
Claro que sim. Só é preciso aplicá-lo lá no fundo de nós mesmos. E isso pode ser tão difícil e moroso como mudar o curso dos oceanos. Velhos hábitos são complicados de mudar.

Além disso, quase todas as pessoas que conheço e que lêem livros de pensamento positivo só querem uma coisa: ficar ricos!

Valha-me Santo Ambrósio.
Não haverá mais nada de bom nesta vida?
Nada contra o dinheiro, atenção.
Mas acho que deveria ser ele o meio para atingir um objectivo, e não o objectivo em si.

Está tudo errado na cabeça das pessoas. É por isso que não atingem os seus objectivos quando lêem livros de pensamento positivo.

Pela minha experiência pessoal com a leitura de pensamento positivo, posso dizer que já obtive resultados, sim. Nada de grande e dramático, pois só obtemos aquilo que esperamos (e verdadeiramente desejamos) obter.

Por exemplo, consegui comprar o carro dos meus sonhos, há alguns anos, mesmo sem ter dinheiro suficiente para isso.

Mas consegui. Venci a matemática dos números. Foi o carro mais caro que tive, comprei-o novo, e está completamente pago por mim. Não tive ajuda de ninguém. Foi apenas com a força e convicção do meu pensamento.

Na época em que o comprei, só os directores da empresa onde eu trabalhava tinham carros do mesmo nível, e eu era uma simples escriturária. A minha chefe directa disse-me, desdenhosa: "Grande carro... bem, é sinal que não precisa de receber aumento na próxima revisão salarial" (um caso típico de uma pessoa com pensamento negativo, frustrada).

Eu mereci aquele carro. Já andei muito a pé na vida, debaixo de Sol e de chuva, sem ninguém me dar uma boleia. Com sapatos gastos e de solas tão fininhas como uma fatia de fiambre. Adiante. Foi uma espécie de compensação.

Mantive o pensamento positivo, e algum tempo depois, consegui abandonar o emprego que tinha e continuar a viver bem, sem precisar de trabalhar. Nada me falta, e até consigo muito mais com menos rendimentos do que quando tinha um ordenado.

Os milagres acontecem a quem acredita neles.

Não sou rica nem sou de famílias ricas. Sou uma pessoa simples e humilde, com pensamento positivo em acção.
Mas sinto-me rica, porque valorizo tudo o que tenho. Até o ar que respiro.

E continuo a traçar objectivos, passo a passo. O actual, é algo que desejo desde criança. E chegou o momento de concretizar aquilo que sempre quis, que mereço, que é meu de direito. Precisei, primeiro, de provar a mim própria que era capaz, para me atrever a acreditar que o conseguiria atingir.
Já provei.
As pessoas certas sussurraram as palavras certas no momento certo da minha vida. É assim que as coisas funcionam. Compõem-se e nós somos como surfistas que nos equilibramos em cima da prancha, no topo da onda.

Wish me luck, darling!

Astrid

parece que acertaste em cheio, vejam só a partilha da Hazel, uma mulher que segue esse caminho!!!

Hazel

obrgada por partilhares a tua experiência. Fica o registo de que é possível!!!

Boa sorte e que alcances sempre o que desejas :)

Seguindo as tuas palavras um beijo soprado da palma da minha mão, cheio de energia positiva para usares

E só tenho a agradecer à Astrid, pois foi ela a pessoa certa a que me referi, e que me sussurou as palavras certas no momento certo.

Obrigada também a ti, Shin, pois levaste-me a reflectir sobre tudo isso.

É muito importante sabermos, a cada segundo da nossa vida, quem somos, o que queremos para nós, e para onde nos queremos dirigir.

Olá...Penso que por muito que se leia, por mais cursos que se tirem, e palestras e workshops em que se participe...a mudança, a verdadeira mudança tem que ocorrer dentro de cada pessoa. Tem que ser uma força que transborda e irradia. E tem que ser uma atitude sentida, ou seja tem que estar presente naturalmente, sem esforço. O Homem tem capacidades extraordinárias que infelizmente vai limitando e até assassinando ao longo da sua transformação em ser social e adulto. A nossa capacidade de co-criação é ilimitada...estamos por vezes é tão desatentos que quando recebemos o que pedimos e co-criámos - consciente ou inconscientemente - já não nos lembramos que foi isso que pedimos, ou isso já não é o que queremos naquele momento...quantas vezes isto acontece? Também passamos o tempo a pedir...tudo e nada :)
Tudo passa por uma simples mudança de atitude...em vez de pensarmos "Mas porque é que isto me acontece, que calamidade, etc etc..."porque não pensar, "ahhaah, aqui está uma oportunidade para algo novo, o que é que o Universo me está a pedir com esta situação? Fui eu que a escolhi para poder aprender algo importante...etc etc"
:) Resulta.
Um exemplo, quando andei na saga das inscrições da minha filha nos infantários comparticipados pelo Estado, cheguei a um ponto de desanimo total. Mas rapidamente inverti o processo. Estava á ebira das lágrimas, mas saí de casa e fui comprar uma mochila e estojo infantis, embrulhei com todo o meu amor e escondi para lhe oferecer em Setembro quando iniciasse a escolinha, e pensei com todas as minhas forças durante os meses que decorreram até à confirmação de vaga - "ela já tem a vaga, vai começar a escola em Setembro, ela vem viver comigo!" e adaptei as minhas rotinas como se de facto ela já estivesse comigo e tivesse a tão desejada e dificil vaga. Ela entrou :) De facto, ela já tinha entrado. O Universo inteiro já o sabia. Esta vaga foi considerada por todos como um milagre...Oeiras é uma zona considerada rica e só existem 4 infantarios comparticipados, 2 da Paroquia e 2 da Sta.Casa. Os da rede publica só têm vaga para as crianças do pré-escolar.
E se ela não entrasse? Nem por um segundo essa questão se colocou. Mas se tal acontecesse era simplesmente porque este ainda não era o momento para estarmos juntas, porque ambas ainda teríamos assuntos a resolvermos, porque esta aprendizagem de separação ainda não estava completa.
Só com Alegria, Confiança, e muito Amor é que o Pensamento Positivo é realmente possível. E quando ele existe é uma energia fabulosa que nos permite mudar de frequência e dessa forma atrair energia do mesmo calibre ;)
Ufff não sei se fiz muito sentido...
Beijos meus

Siala,

mais uma partilha maravilhosa! Obrigada por teres exposto a tua experiência pessoal. Que linda história, parece que aquela história que partilhei do chapéu de chuva se aplica, decidiste co-criar a realidade e agiste no campo físico, muito importante isso!

Beijcoas e fizeste muito sentido!

Venho sugerir a leitura, para complementar tudo o que já se disse, desta reflexão do Marcelo.

http://marcelodalla.blogspot.com/2009/07/pensamentos-emocoes-experiencias.html

Acho que ali se encontra a síntese para quem ainda não tivesse conseguido compreender a força do pensamento.

Este artigo trouxe outra perspectiva ao tema que ainda não tinha sido abordada. A emoção aliada ao pensamento é muito forte.

Se aliarmos emoções boas quando praticamos o pensamento positivo, se nos virmos a estar feliz com aquilo que desejamos, a força é triplicada!

Concordam?

Eu penso que ter fé é ter força interior.

Sem a fé nós não somos nada. Não digo fé religiosa, mais fé em tudo o que você faça... Fé em acreditar que é possível, fé em areditar que podemos vencer diante das dificuldades.

Fé e força interior são sinônimos.

Direto do Brasil.
Abraço.

Oi Shin Tau.

Peço que confira o meu novo blog, pois roubaram a conta do meu antigo.

http://brainstorm-ride.blogspot.com/

Obrigado.

Shin Tau

Para mim a força, a nossa força interior, está em sermos capazes de um comportamento para com os outros, igual ao que desejamos que tenham para connosco.
Nunca julgar os outros antes de nos julgarmos a nós em idêntica circunstância.
Saber vestir a pele do nosso semelhante para entendermos os nossos próprios actos e os nossos próprios erros
Saber ajudar quem necessita de ajuda, sem esperar receber nada em troca.
Depois quando o dia acaba, colocar o que praticamos nos pratos da balança e verificar para que lado pende.
Se for para o lado errado, deitar-se a pensar que no dia seguinte irá emendar os erros praticados.

Paz e Luz no seu caminho

Muito maneiro...e a foto me faz lembrar de uma bela aula de literatura de um professor baiano sobre o Mito de Sísifo.

Bom-blog.

Sobre o Espaço

É um Tempo que não é um tempo, num lugar que não é um lugar, num dia que não é um dia. Estamos no limiar entre os mundos, em frente ao véu dos Mistérios...
Atrevamo-nos a ultrapassá-lo! Em conjunto tudo é mais fácil!

Os Místicos Conversadores

Lugares Místicos

****