DezMistificando

Um espaço de conversa onde o tema é o esoterismo. Há apenas uma regra, descomplicar o complicado! Sintam-se em casa e à-vontade, este espaço é Nosso!

Esta semana trago-vos algo mais filosófico.

Creio que seria produtivo reflectirmos em conjunto sobre o que é a Força Interior.
Falámos muito sobre a Coragem de agir, a Força da acção, a Fé e a Iniciativa na tertúlia anterior sobre a Auto-Ajuda, mas ficou, então, um caminho aberto para se trilhar.
Cada um pode e deve partilhar qual a sua Força, onde a busca, em que lugar de vós ela reside, mas seria também importante lembrar o que é (se a conseguirmos definir, claro!), para que serve e talvez, quem sabe, como a podemos identificar.

Vamos a isso?

33 experiências partilhadas:

Olá Shin Tau!
Como pode perceber não estou conseguindo ficar longe daqui...hehehe
Minha força se manifesta quando estou completamente presente no aqui e agora. Sem passado nem futuro, simplesmente aqui, neste instante sagrado, por inteiro...
Beijo
Astrid Annabelle

Shin

Melhor que ninguém sabes de onde vem a minha força. Desta fé numa energia maravilhosa e atenta que manisfesta constantemente o seu amor por mim.
É a certeza de que estou aqui para procurar a melhor maneira de ser feliz e sê-lo.
A minha força vem da convicção que nunca estou sozinha e que é só pedir.
Sou mais forte quando experimento essa comunhão com alguma coisa que me trancende.
Beijo e bela tema

Bom dia Shin :)
A minha força...já nasceu comigo. É algo que sempre existiu, não consigo desagregá-la do ser que sou. Desde as primeiras recordações que tenho desta vida que sempre acreditei nela, como sempre acreditei no Universo, e no facto de tudo estar interligado e fazer parte de um plano que a seu tempo se revelaria. Claro que ao crescer tudo isto passou para um plano quase esquecido e que só recentemente eu consegui resgatar.
Voltando á força. Acredito que ela é algo intrinseco a cada pessoa, só que muitas das vezes só se revela em alturas de grande stress, de grande necessidade...mas se nos conhecermos bem a nós mesmos e conseguirmos praticar o aqui e agora naturalemnte, sabemos que ela está sempre presente, e a sentimos em daca acto, em cada gesto, em cada pensamento.
Palavras como "Eu não consigo, eu não mereço, eu não estou á altura", ou os "e se..." seguidos das negações habituais, são as auto-sabotagens do nosso ego á nossa força interior. Somos nós que nos auto-limitamos, e só nós nos podemos libertar. Se somos fortes em determinadas situações, então somos fortes, ponto. Somos sempre fortes. A força está em nós, não está fora...é nossa, não a podemos perder. O que acontece é que a esquecemos porque nos desconcentramos, porque deixamos que situações exteriores nos agridam e afectem.
Ao posicionar-mo-nos de forma diferente, centrados no presente, confiantes em quem somos e que desempenhamos um papel único, sabendo que somos luz, que mais que filhos de Deus, ou do Universo, somos parte integrante de Deus e do Universo...a nossa Força estará sempre presente.
No fundo trata-se de acreditar que tudo é possivel, em vez da negação do "isso é impossivel!" :)
Tudo é energia, nós somos energia...somos capazes de tudo desde que correctamente alinhados com a Natureza e com o Universo, e com as suas leis.
No meu caso pessoal, a minha força sempre se manifestou em alturas de crise, mas eu nunca acreditei verdadeiramente nela...até ao dia em que a Vida decidiu porpocionar-me uma lição daquelas...numa situação de vida ou de morte a minha Força manifestou-se de tal forma que eu não pude mais recusá-la. Essa situação levou-me a perder praticamente tudo o que tinha...bens pessoais, dinheiro, os meus animais, e por pouco quase perdi a vida e a minha filha. Foi há 2 anos. Foi só quando "morri" que pude renascer, consciente da minha força interior, sempre presente em todos os meus actos, mesmo nos mais simples como o acto de respirar...já pensaram a força que envolve esse pequeno acto? :)
Fico-me por aqui. Acho que já divaguei o suficiente lol

Olá Shin

Muito bom este tema, na verdade nunca tinha reflectido sobre ele desta forma.

A força interior de cada um é a sua base de sustentação, acredito que uns tenham mais força que outros, mas esta revela-se de formas diversas.

Para mim a nossa força interior é a força intrínseca que nos permite fazer face às dificuldades e às exigências da nossa vida. A vida em si tem movimento, pretende ser uma aprendizagem, uma evolução. A nossa força interior revela-se nessa capacidade de evoluir, de nos transformarmos. Tem a ver com ciclos e com níveis de evolução. É algo ligado à nossa parte sensorial, à nossa vitalidade e tem a ver com a nossa motivação.

Como a podemos identificar? Pode ser vista na astrologia, o Sol, a Lua, o ascendente, a relação entre eles e a sua relação com os outros planetas são os elementos fundamentais para definir grande parte desta força interior, sempre no contexto do Mapa Natal de cada um.

Beijinhos

Caros companheiros,

Bem, não sei se a minha resposta é muito filosófica mas eu aprendi há pouco, e da forma mais dura, que a minha força vem da necessidade de ultrapassar obstáculos.
Ou seja, sempre achei que não possuía grande força interior, apesar de ser uma idealista e defensora da realização dos sonhos. Talvez tenha deixado de acreditar em mim ou talvez fosse muito protegida... não sei.
Mas perante um determinado estímulo ou necessidade, eis que brota de dentro de mim uma garra que emerge carregada de fé e força.

Afinal...

Beijocas

Olha que lindas partilhas já foram feitas ;)

Obrigada a todas!

Lancei o tema e não deixei o meu ponto de vista, nunca gosto de ser a primeira :)

Neste momento eu penso na Força Interior como aquilo que me motiva, ou seja, não apenas em algo que me ajuda nos momentos de crise ou necessidade, mas também em todos os momentos da minha existência.

Como a Siala disse no acto simples de respirar também está a minha Força. Obviamente é mais fácil compreendê-la e reconhecê-la nos momentos em que ela se manifesta com maior carga, naqueles momentos que a Marise e a Siala descrevem.

A minha Força reconheço-a por ser uma sensação como a da Astrid, uma serenidade e uma fé como a IdoMind, que me faz acreditar no impossível, sempre que estou sintonizada.

A minha Força vem de uma certeza estranha que nunca consigo pôr em palavras. Vou tentar, mas não prometo nada. rkrkrkrkrk

Essa Força vem primeiro do acreditar que sou sempre capaz e segundo que preciso de o fazer para voltar para casa, e quantas vezes tenho saudades da casa!!!

E claro essa força vem do ponto central que há em mim, o meu diamante interior, de onde brota a luz divina! rkrkrrkrkrk estou inspirada!!!

É isto para mim que me motiva, acreditar que sou capaz, que preciso de tudo o que me vai acontecer como se de etapas se tratassem para poder chegar a casa. Quando estou alinhada sinto isso dentro de mim e sigo serena e feliz por estar a viver esta vida!

Acho que é isso a Força para mim rkrkkrrkkrrkrk

Sam, também nunca tinha pensado nisto!!!

Astrid,

que bom que não ficas longe, gostamos de ti aqui :))))

Isso aqui está lindo tbm!
Gosto demais desses assuntos e meu coração bate forte como que a entrever uma resposta... mas nem sei do quê! Quando uma pessoa como eu, que crê e admira de tudo um pouco, ela se encontra num estado muito delicado; entre o coerente e a loucura, e ainda corre o risco de não crer em mais nada para não acabar enlouquecendo de verdade.
Minha força está na fé de que nada é em vão, tudo tem um propósito de ser e de existir, de que Deus é bom e cuida de mim.
Bj.

Shin,

Que tema hein????
De onde vem a minha força???? Dos braços, lol
Só com um empurrão, parti os dentes em pequena a um amigo!!!!
Com uma muleta (quando tive de andar com elas) parti um relógio só com um "tirinho" :-)
E louça????? Sou perita! Mas por ser desajeitada, lol

Agora a falar mais sério...
Penso que minha força se manifesta (porque todos a temos) com mais intensidade, durante períodos de grandes dificuldades. É aí que por incrível que o possa parecer, encontro "o sangue frio" mais gelado para a encontrar. E nesses momentos, viro-me para dentro de mim, sou egoísta ao máximo comigo, carregado na máxima potência dentro de mim mesma e vou à luta, com unhas e dentes, como diz o ditado. É aí que ela se manifesta. E por incrível que possa parecer sigo em frente, a passos largos sem parar.
Quando surge uma pausa e olho para trás, pergunto-me muitas vezes a mim mesma como foi possível...
Hoje sei, que não fui só eu, mas com a grande ajuda de quem me acompanha, sempre todos os dias. :-)

Beijinhos

Olá Shin Tau,
Olá a todas,

Acredito que "a Força Inteior" é inerente a todo ser humano...conscientizar-se disto é o primeiro passo...
Não podemos esquecer que somos "sementes" da Criação, não?! E a "Criação" é a força absoluta!
Mas de nada adianta estarmos conscientes disso sem tomarmos/termos ATITUDE!"

A nossa Força Interior começa a se desenvolver e se manifestar no Mundo da matéria de acordo com as nossas ATITUDES MENTAIS.

Uma vez li esta frase:
"Atitude Mental realmente eficaz se faz através da conscientização de seu Poder Interior"

Beijos a todos(as).

Shinita,

É preciso ter força interior para largar a pedra...
Belo tema!

Um abraço a todos!

HUmmm,

Então parece que a nossa força está sempre cá, não há dúvida, mas apenas alguns conseguimos ter consciência dela e vivênciar a mesma diariamente...

Interessante!!!
;)

****

Doce amiga

Minha força interior vem da minha vontade e da minha fé. As vezes quase desmonto, mas quando preciso que esta força se manifeste eu clamo a chispa divina que existe dentro de mim e ao Universo e SEI que vou ter forças para reagir. E o mais importante, ninguem consegue tira-la de mim, nem com atos ou palavras.
Que assim seja sempre!!!

Beijinhos Bruxildos da Fabruxa rsrs

)0(

Caillean,

"às vezes quase desmonto" :)))
gostei dessa.

**

Isa

gostei muito dessa frase! Boa para reflectir!!!

Beijocas

adriana,

foste a outro lado da questão! rkrkrkrk

Marise,

será que somos apenas alguns que a vivemos diariamante?

A nossa auto-flagelação, exigência e intolerância para conosco é que nos leva a não a recordar. Será?

Merri

é isso mesmo! Também acho a fé um dos maiores motores

Maria Paula,

e se agora conseguisses recordar que tens essa mesma força a toda a hora e momento? Que poder não?

rkrkrkrk

Fabruxa linda

é isso mesmo! Será que com a magia encontramos a nossa força com mais facilidade e temos consciência dela a toda a hora? Será mias fácil para nós?

Beijcoas

Shin,

COmo todos a temos, em qualquer altura ela salta cá para fora. MAs parece-me que poucos terão a plena consciência da sua verdadeira força, no dia-a-dia.
Lá está, eu própria duvidava que a possuía. não estará tembém ligado à nossa auto-estima e ao conhecimento que cada um tem de si própria?

Isto é que vai para aqui uma reflexão...
:)

Beijocas

Marise

creio que sim. As tuas palavras soam-me a verdade!!! :)

Bela reflexão sim senhori

:***

Querida Marise

rsrsrs mas é verdade é a sensaçao que tenho, mas reajo, as vezes até rodando a baiana, aliás linda feitiços quando estou zangada é tiro e queda :)

Beijinhos

)0(

Doce Shin

Eu nao acho que seja o fato so de ser bruxa, qualquer pessoa que use a intençao e consciência com mais frequencia ( um bom exemplo sao os estudos de Gurdjeff), e de preferencia sabendo sabendo com o que se esta lidano, tem certamente a possibilidade de se sair melhor nestas situaçoes. Consciência e intençao andam de braços dados para que possamos estar sempre presente saido do piloto automático, nossa chamar esta consciencia varias vezes por dia nos torna mais fortes e conseguimos exgergar em vez de so perceber. Entao sim temos mais facilidade :-)

Beijinhos Bruxildos

)0(

Olá Shinita, belo tema de reflexão, sim senhora, lol.Penso que ainda não descobri verdadeiramente qual é a minha força interior.Também depende muito da minha auto estima.Mas tenho fé e esperança que o dia seguinte será sempre melhor que o anterior.Beijocas grandes e fofas.

Caillean,

obrigada pela resposta ;)

Beijocas

MAria de Fátima,

obrigada pela tua partilha :)

A auto-estima de facto prejudica a que assumamos que somos mulheres de força rkrkrkrkr

PElo menos sabes onde reside a dificuldade/desafio, agora é trabalhá-lo!

Beijocas

Minha força vem de dentro do meu ser porém é parte de todo o universo com todos os seus seres,vem também quando me sinto fraca, é parte integrante do todo que sou eu, então quando me percebo fraca é minha força interior se manifestando simplesmente como fraqueza, algo ela quer que eu aprenda nesses momentos, e são esses momentos que me dão motivos para viver e ultrapassa´-los.Dizemos: estouno fundo do poço...No fundo do meu poço tem uma mola, é a força que me levou para baixo, para que eu experimentasse o poder da mola, do recomeço, da luta, e que me faz perceber que sou,realmente forte!

Força interior, ora bem... como Terra Fixa a minha resposta mas imediata é TEIMAR! Loll!! Mas não teimar à toa, nem ser cego pela teimosia. Digamos que tem de ser uma teimosia esclarecida, uma que sabe distinguir entre quando é que deve mostrar toda a sua solidez e quando é que isso é burrice. E também tem de ser uma teimosia serena que não se irrite com força que faz. Por vezes é a única coisa que pode manter o Norte no meio do mar revolto. Quando, por exemplo, é preciso tomar e manter uma decisão ou escolher um caminho difícil mas importante , é preciso força, diga-se, perseverança... teimosia! ;)

Beijinho ***

Ariadne

Dimy,

gostei muito da tua patilha :) Adorei a referência à mola, também creio que no fundo do meu poço há uma mola que me traz de volta sempre.

Lindo

Beijcoas

Ariadne,

a tua resposta revela um conhecimento profundo de quem és ;)

Realmente aí está um excelente exemplo de como um defeito (teimosia) pode ser usado no seu pólo positivo. O importante como sempre é conhecermo-nos e sabermos quais os nossos pontos fortes, fracos, medianos e trabalhá-los.

Obrigada pelas tuas palavras

Beijoquinhas

Força será que tem uma definição certa ou é sobreviver a vida, cada um busca aquilo que precisa para fazer sua história, lind afoto e paz.

Alerta Ong

sabes bem do que falas, a tua força vê-se nitidamente! Cada m encontra o que precisa, mas a intenção era apenas levar cada um a encontrar a fonte da sua força sem ter de passar por uma situação em que não resta mais hipótese.

Obrigada pela tua presença, esperamos ver-te mais vezes!!!

Beijcoas

Sobre o Espaço

É um Tempo que não é um tempo, num lugar que não é um lugar, num dia que não é um dia. Estamos no limiar entre os mundos, em frente ao véu dos Mistérios...
Atrevamo-nos a ultrapassá-lo! Em conjunto tudo é mais fácil!

Os Místicos Conversadores

Lugares Místicos

****