DezMistificando

Um espaço de conversa onde o tema é o esoterismo. Há apenas uma regra, descomplicar o complicado! Sintam-se em casa e à-vontade, este espaço é Nosso!

A Sonia Beth ofereceu-nos um selo bonito,"Vale a pena Ficar de olho nesse Blog" muito obrigada, é com grande amor que será publicado e partilhado com os Conversadores Místicos que ainda não o tenham.
A Marise Catrine ofereceu-nos também um selo lindo "Esse Blog é Pura Magia", obrigada amiga!, será partilhado com todos.

Este primeiro acto fez-me pensar que estaria na altura de falarmos um pouco sobre a Amizade, essa relação humana tão essencial e, para mim, tão importante. Aqui ficam três citações para nos guiar na nossa tertúlia.


Se a todos nós fosse concedido o poder, como num passe de mágica, de ler a mente uns dos outros, suponho que o primeiro efeito seria que quase todas as amizades se desfariam. O segundo efeito, entretanto, poderia ser excelente, pois um mundo sem amigos seria sentido como intolerável, e nós teríamos de aprender a gostar uns dos outros sem a necessidade de um véu de ilusão para esconder de nós mesmos que não nos consideramos uns aos outros pessoas absolutamente perfeitas.

Bertrand Russell, in A Conquista da Felicidade

A melhor prova duma real amizade está em evitar os compromissos entre aqueles que se estimam. Ainda que devendo muito aos que muito me louvam, eu não quero ser-lhes obrigada pela gratidão. Mas sim grata porque estou com eles, devido a circunstâncias que a todos nós agradam e são um laço mais entre nós, sem constituírem um dever. Eu pretendo dizer da amizade o que Diógenes dizia do dinheiro: que ele o reavia dos seus amigos, e não que o pedia. Pois aquilo que os outros têm pelo sentimento comum não se pede, é património comum. Neste caso, a amizade.

Agustina Bessa-Luís, in Dicionário Imperfeito

Nada é mais agradável à alma do que uma amizade terna e fiel. É bom encontrarmos corações atenciosos, aos quais podes confiar todos os teus segredos sem perigo, cujas consciências receias menos do que a tua, cujas palavras suavizam as tuas inquietações, cujos conselhos facilitam as tuas decisões, cuja alegria dissipa a tua tristeza, cuja simples aparição te deixa radiante! Tanto quanto for possível, devemos escolher aqueles que estão livres de afecções: de facto, os vícios rastejam, passam de pessoa para pessoa com a proximidade e qualquer contacto com eles pode ser prejudicial.

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'
Creio que este tema me irá ajudar a desmistificar alguns dos "problemas", melhor seria dizer "desafios" pelos quais passei. Por isso, obrigada desde já pela vossa ajuda.

Não se esqueçam de levar os selos!

33 experiências partilhadas:

Puxa! Será que há algo a crescentar nestes textos? Parece-me que qualquer acrescimo os imaculariam.
Beijinho,
Meri Pellens.

Meri

a acrescentar talvez não haja, mas a descomplicá-los sim.

É preciso lê-los e reflecir sobre eles, saber o que entra em harmonia em nós e o que não entra.

Torná-los em algo que nos faça mais sentido. Além disso, acho que há alguns que se contradizem, não te parece?

Beijocas

Quando alteramos a consciência, e começamos o caminho...acho que os amigos que fazemos no seu percorrer, serão de certa forma mais verdadeiros!
Porque limitamos a ilusão, porque temos um compromisso connosco, com o nosso Eu verdadeiro, com a nossa identidade e porque os nossos amigos já estarão em melhor posição para perceber essa autenticidade...
Outra vertente são os amigos que fazemos por aqui, o facto de não nos conhecer-mos possibilita um retrato fiel do nosso ser, sem necessidade de agradar...apenas Ser...
Quanto aos restantes amigos, aqueles que têm permanecido...teremos que aos poucos ir mudando a relação e apresentando o novo EU que descobrimos em nós!

Beijinhos

Oi Shin,

Em dia de Lua Aquariana, falar em amizade é o que há. Além disso, quero agradecer o seu carinho.

Para mim os textos não se contradizem, pois falam em aceitação de si e de outro, doação incondicional, sem escravidão, sem confundir amizade com dedicação exclusiva (quem escreveu isto foi minha Venus Aquariana kkk)

No grupo em que frequento, há muito tempo, um rapaz distribuiu um panfleto dizendo que procurava amigos.

A orientadora da casa,bem marota, lhe disse:
- Ao invés de procurar ter amigos, que tal se preocupar em ser amigo?

Olha, até hoje me lembro dessa passagem.

beijocas lindona

Essencialma,

curiosamente é com os amigos que vão aparecendo no caminho qe tenho mais dilemas. Talvez por achar como tu que com eles poderemos ser mais, mas depois não é oque acontece.

Gostei muito da tua visão. Apesar de não sentir a parte final, aqueles que ficam aceitam-me bem, pois eu também os aceito. Há uma coisa que acontece e que é muito gira, nem eu nem eles nos tentamos converter. Partilhamos opiniões, visões e ideologias mas ninguém "vende" nada a ninguém.

Beijocas

Sonia

eu é que agradeço ;)

Linda partilha, mais uma vez fica o resgito de que primeiro devvemos procurar em nós o que queremos lá fora.

A amizade é uma das formas mais puras de amor...

Olá Shin Tau,

AMIZADE - "Nada é mais agradável à alma do que uma amizade terna e fiel."
Encontro de almas afins... ou re-encontro quem sabe?!

Como tudo na vida, ela precisa ser sempre CULTIVADA...

Beijos.

Ah... muito obrigada pelos lindos selos, viu?!

Beijos.

Shin,

Dos textos que seleccionaste, todos belíssimos, revejo-me particularmente no da Agustina Bessa-Luís.
A Amizade não pede absolutamente nada.Não precisa. Tu estás no teu amigo e o teu amigo está em ti. Percebes e ele percebe que gostam um do outro assim, como são.Não há necessidade de compromissos, de promessas e em consequência não há expectativas. Como não há expectativas não há desilusões. Há apenas amizade...

Uma vez li que " A amizade é o Amor sem asas". Achei bonito mas penso que não entendi em absoluto o que significa.Que achas?

beijos minha irmã, amiga e companheira

Isa,

o que é essa "ser cultivada"? Muitas pessoas ouvem isso, mas na hora todos julgam que cultivaram o Amor e apesar disso não deu.

Beijocas minha linda e leva os selinhos sim!

IdoMind,

sabes, quando li essa tua citação, pensei em algo que já tinha vontade de escrever sobre o tema mas que na última hora pensei e me arrependi.

Para mim o Amor da amizade é "maior" do que o Amor carnal ou romântico, poruqe ele é livre de qualquer cobrança. Cobramos mais facilmente ao namorado, marido ou amante um carinho, uma prenda do que a um amigo.

Talvez a tua frase ficasse melhor " A Amizade é o Amor com Asas!"

Que te parece minha AMIGA

Quando lancei o tema, não tive oportunidade de dar a minha visão.

Na primeira citação de Bertrand Russell gosto particularmente, e sinto isso como belo, da forma como a mairia das amizades terminariam se pudessemos ler as mentes das pessoas. O que nos leva a reflectir sobre o quanto mal pensamos dos amigos e quanto eles pensam de nós. Mas também foca outra questão. Apesar de sabermos que eles têm defeitos e às vezes muitos, sabemos que eles são nossos amigos e gostamos na mesma deles, não é assim?

A da Agustina certamente que me revejo, por ter passado por isso recentemente, compreendo que é muito verdade. Não há nada mais feio do que manter uma relação de teias de dívidas. Quantas amizades temos que só funcionam assim? Eu fiz isto por ti e agora sinto-me presa pela gratidão...ui que grande manipulação. O Amor não deve ser cobrado a ninguém, concordo em pleno com ela, aliás por que é património comum rkrkrkrkrkr gostei particularmente dessa!

Já Séneca me parece o mais contraditório com os restantes. Primeiro porque nos fala de escolhas racionais, aconselhando-nos a afastarmo-nos de pessoas doentes de alma.
Depois porque me parece que está implícito no seu raciocínio alguma troca de energia calculada, não é espontâneo e livre, mas sim pelo interesse.
Apesar de tudo, concordo que devemos afastarmo-nos de pessoas doentes de alma, eu pelo menos preciso disso.

Bom para já foi isto que me surgiu das três citações.

Mas para mim a Amizade é algo brutal. É uma forma de Amor tão bruta, tão pouco talhada, tão viva que me deixa sempre impressionada pela forma como ela me ataca.

Quando conheço alguém novo e começo a travar mais ligações com essa pessoa, acontece-me sempre algo curioso, é como se me apaixonasse por essa pessoa, seja ela masculina ou feminina, o impacto é o mesmo, sem a líbido sexual (na maioria das vezes rkrkrkrkrkr só piadinha).

Entrego-me na plenitude a essas pessoas, como se fosse uma relação qualquer de amor. Por isso quando digo que para mim Amor é Amor é por causa desta forma de o viver, para mim não há diferença na emoção, apenas mesmo no desejo sexual, de unir a carne.

Bom...depois regresso para mais divagações. Entretanto gostava de saber como travam as vossas amizades, pdoe ser?

Quem sabe os amigos e os inimigos são partes do Amor, em suas infinitas manifestações...
A porta que se torna pequena é sempre um convite para novas saídas.

Shin,
Eu não consigo sentir da mesma maneira, a união que sinto com os amigos vem necessáriamente da partilha, e quando deixamos de ter assim tanta coisa para partilhar, as relações desgastam-se, não quer dizer que não continuemos amigos...mas a presença não se impoe tanto, falamos menos...pois apesar da aceitação, não existe entendimento mutuo...falta a mesma linguagem!
E como mudamos, é normal que as relações mudem também, talvez até necessário que assim aconteça!

Beijinhos

Shin,
Acabei de ler agora a tua opinião...e sabes fiquei delirante...
Até que enfim que vejo uma pessoa que pensa como eu...desde sempre me lembro de sentir assim "Amor é amor", gostei muito de como te expressaste nessa história de ser como te apaixonas...sinto igual...costumo dizer que o que muda é só mesmo o objectivo da relação, lololol!

Fiquei mesmo contente, qd pergunto existem mtas pessoas que concordam, mas foste a primeira que espontaneamente o disse...que eu conheça claro!

jitos

Bem, vamos tentar novamente - rsrsrs!
Os dois primeiros pensamentos me tocam mais. O primeiro, imaginando a situação de todos poderem ler a mente uns dos outros. Não vivem a dizer que é assim no mundo espiritual? Pois já muito fiquei a imaginar essa situação no além. Será uma experiência interessante...
O segundo me toca porque realmente acho que a amizade vai muito além da gratidão. E penso tbm, que por maior q seja a nossa gratidão não deve ser ela o laço fundamental da amizade ou mesmo relacionamento amoroso; eu não desejo ninguém ligado a mim por gratidão, mas por amor simplesmente.
Para não deixar o terceiro pensamento de fora, confesso que o achei preconceituoso; se formos buscar amizades apenas dos mais perfeitos, onde os acharemos?

Shin Thau, deixo aqui minha participação. Não sou uma pessoa definida, estou me formando ainda; não sei tudo, mas também não ignoro tudo. É apenas uma opinião minha a ser partilhada, sem pretensão alguma de ser a mais acertada.
Beijinho.

Shin Tau,

O post de hoje na Isa Grou, responde a sua pergunta, ok!

Adriana,

Esteja certa de que SIM com relação a: "... os amigos e os inimigos são partes do Amor, em suas infinitas manifestações..."


Beijos a todas;

Olá Shin Tau

Tal como todas as formas de amor a amizade é apenas o ar que os amigos respiram.
Como também tenho a certeza que tanto eu quanto os meus amigos não somos perfeitos temos de nos aceitar sem véu e aprendermos uns com os outros.
Assim Deixo-te um poema de Fernando Pessoa que se chama:
"Poema do amigo aprendiz"
"Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias..."

Á minha Amiga

O Viajante

Adriana

só tu para em duas frases simplificares tudo ;)

Concordo na totalidade com a tua partilha, fiquei a inspirar e expirar a deixá-la entrar em mim de forma simples.

Obrigada e como dizes a ada «Bem Hajas!»

Essencialma

também fiquei feliz, pois és a primeira pessoa que encontro que pensa e sente como eu ;)

Radiante foi como fiquei. obrigada

Meri

creio que poderei falar por todos os que aqui participam, e acho que ninguém aqui se sente definido, todos andamos à nossa procura, estamos todos no mesmo barco, uns sabem mais disto outros limaram mais aquilo, mas todos queremos o mesmo: conhcermo-nos cada vez mais.
Este espaço pretende apenas ser um espaço de liberdade onde cada um oferece a sua experiência para que todos a possam usar para crescer e se encontrar.

Nunca sintas que as minhas opiniões ou sugestões são para te interrogar ou levar a pensar que a tua opinião é mais ou menos do que as outras, mas apenas para ouvir mais quem é a Merri que aqui está connosco. Nessa mesma linha de pensamento, nunca sintas que precisas de me responder, se não for essa a tua vontade, serás aceite tal qual és. E falo para ti e para todos os participantes destas tertúlias.

Acho que aquilo que partilhaste foi muito bonito e concordo contigo na terceira citação, pois à primeira leitura aquilo é arrogante e preconceituoso. Mas talvez precisemos de a ler melhor, dissecá-la para ver o ensinamento, não sei. Como tu esta é aminha opinião, não mais do que isso.

Um beijo minha doce e obrigada pelas tuas palavras, foram muito bonitas

Viajante

querido amigo, que bela prenda que nos deixaste :*

É verdade, estou cada vez mais nessa sintonia, aceitar os amigos nas suas imperfeições, afnal todos somos ainda imperfeitos, quando estivermos perfeitos desencarnamos, certo?

Mas olha que segundo esse poema a amizade dá cá uma trabalheira rkrkrkrkrkrkrk

Agora a sério, muito perfeito esse poema, com a sintonia do Amor saeremos sempre agir.

Bejcoas e obrigada pela tua amizade ;*

Cheguei!! Estava difícil :)))

Que tema!
Pessoalmente identifico-me na íntegra com o texto da Agustina.
Acho que por vezes não sabemos amar os amigos e tudo passa pela liberdade. Dar, sem exigir; respeitar o tempo e os momentos de cada um.

Contudo, a amizade também pode suscitar algumas dúvidas. Quem / o que é um amigo?
Já falei disso com a Essencialma num post que ela escreveu. Para mim, um amigo respeita, ama, partilha, cresce connosco. Pode ser alguém próximo ou alguém não presente fisicamente... Nem sempre todos os que nos rodeiam são grandes amigos, pois nem sempre partilhamos valores e credos... e isso leva-nos ao 1º texto. Há que saber apreciar os outros, não se preocupando com a quantidade de amizades mas antes com a qualidade das mesmas.

Beijocas

Marise,

belas palavras. Também acho que é isso. Apesar de ter amigas, daquelas mesmo amigas, com quem partilho tudo, apesar de não acreditarmos em tudo, percebes?
Acho que o respeito é a palavra de ordem!

Beijocas amigas

Olá Shin Tau,
Olá para todas,

"Acho que o respeito é a palavra de ordem!"
Concordo plenamente!

Acredito que a maioria dos conflitos.........inclusive com relação a AMIZADE poderiam ser evitadas com o autoconhecimento...
Nos conhecendo melhor passamos a enxergar com muita clareza e humildade que também temos "defeitos", e assim RESPEITAMOS o nosso semelhante, pois amamos mais, entendemos e compreendemos mais, toleramos mais, enfim...

É como diz a Adriana no Monólogo Amoroso:
De "dentro" para "fora"... para "dentro".

Beijos à todas.

Shin

pena que estou passando rapidinho, sabe que estou operada e ainda me estabelecendo da cirurgia...

Estou te deixando um selo pois amo este seu blog!

http://clubedasmulheresvividaseinteligentes.blogspot.com/2009/09/selos-recebidos-e-agradecimentos.html

Não li os comentários anteriores, porém vou escrever um pouco sobre a minha esperiência.

Acredito que quando o amor se transforma em ódio isso significa que há mais "apego" e falta de amor próprio do que uma relação baseada em amor mútuo, pois quem ama ama o outro e a si mesmo... Não ultrapassa a "alteridade" do outro, isto é você se perde de si, se encontra no outro mas ao mesmo tempo não deixa de ser você...

Ai fui muito filosófica? hahahahaha....

Já vivi vários tipos de relacionamento, desde o "abertão" até o "monogâmico estritíssimo" e digo em todos acontecem dificuldades, ou seja, se você não se amar em primeiro lugar não vai amar o outro...

Eu escrevi um texto que fala sobre isso:
http://clubedasmulheresvividaseinteligentes.blogspot.com/2009/07/mudar-o-modo-de-amar.html

bem preciso ir...

Um beijão! Volto assim que puder.

Chris :)

Isa

desculpa a demora na resposta, mas esta gerente anda um pouco baralhada rkrkrkrkr

É verdade sim e obrgada pela confirmação e a tua partilha. De dentro ara fora e de fora para dentro novamente, a eterna dança.

:***

Chris

obrigada pela prendinha e as melhoras, volta rápido!!!

A tua reflexão é muito pertinente, numa relação em que predominam esses sentimentos só poderá levar a um fim caótio.

Vou ler oteu artigo!!

Beijcoas

Belo trabalho realizado no blog. Abrçs.Roy Lacerda.

PARABÉNS! continue com este importante trabalho.Abrçs da EQUIPE.

Isa, finalmente eu te encontrei no mundo dos blogs. Sai de História Encantada, mas hoje fiquei feliz ao te encontrar. Amei o seu blog e sei que tem outros. Aos poucos, vou passando por este e os demais e me inteirando de sua deliciosa leitura. Beijos e fique com Deus.

Olha eu preciso confessar, muitas vezes ficou aquela vontade de passar com o carro em cima da pessoa..rssss
Mas outras foi com um término harmonioso,com consenso...acho que tudo depende da situação.
Abraço.

Passou o Natal, e com ele, aquela sensação de acomodar num só dia o atraso de bondade e humanidade do ano inteiro.
Façamos diferente. Que possamos destilar um pouco desse espírito natalino em doses diárias no ano que se inicia.
Obrigada pela convivência maravilhosa em 2009. Que esta amizade seja renovada em 2010. Beijos.

Sobre o Espaço

É um Tempo que não é um tempo, num lugar que não é um lugar, num dia que não é um dia. Estamos no limiar entre os mundos, em frente ao véu dos Mistérios...
Atrevamo-nos a ultrapassá-lo! Em conjunto tudo é mais fácil!

Os Místicos Conversadores

Lugares Místicos

****